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O que faz um assistente virtual?

Afinal, o que faz um Assistente Virtual? Para você entender um pouco mais sobre esse profissional, vamos relatar aqui como uma pessoa inicia nesta carreira. Em sua maioria, assistentes virtuais são pessoas que já trabalharam por anos no CLT e optaram trabalhar de forma remota e autônoma constituindo suas próprias empresas em busca de flexibilidade, mais tempo de qualidade com seus familiares e trabalhar com o que realmente gostam.

Percebendo que todas as suas habilidades e mais aquelas adquiridas em suas carreiras podem ser usadas de forma positiva a favor de outros profissionais, esses assistentes virtuais acabam se especializando nas áreas que mais possuem conhecimento.

 

O que é Assistência Virtual?

Quando se fala em Assistência Virtual, é comum haver confusão entre as funções exercidas e os modelos de contratação. Além disso, o termo pode ser confundido com outros bem semelhantes. É o caso do assistente digital, que não é uma profissão e sim uma tecnologia para realizar atividades de maneira automatizada, ou seja, através de robôs.

Apesar de trabalhar de forma remota, a Assistência Virtual não dispensa o fator humano. Muito pelo contrário, o profissional é a peça fundamental no processo, uma vez que ele mesmo é a sua própria empresa. Esse aspecto fica bem evidente, principalmente no momento de prospectar clientes, em que o Assistente Virtual é orientado a ouvir as necessidades deles, antes mesmo de oferecer os seus serviços.

Os assistentes virtuais são profissionais altamente capacitados e especializados em determinadas atividades. Por isso, são capazes de entregar os melhores resultados para seus clientes, sem a necessidade de supervisão constante de gestores. Esses profissionais estão aptos a ajudar os clientes otimizando processos e trazendo resultados.

 

Como surgiu a profissão?

O termo foi criado na década de 1990, como a habilidade de trabalhar remotamente, em virtude principalmente das inovações tecnológicas que permitem esse modo de trabalho, como a internet de alta velocidade, o compartilhamento de arquivos em nuvem, entre outros. Dessa forma, os assistentes virtuais são procurados especialmente por empresas que precisam de profissionais atualizados e dinâmicos, mas que não podem ou não querem contratar um funcionário permanente para a equipe.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de consultoria em recrutamento, apontou que o Brasil é o terceiro país que mais cresce em relação ao trabalho remoto. Pequenas e médias empresas, ou mesmo ‘startups’ e empresas mais robustas, buscam esses profissionais para realizarem as mais diversas tarefas de suporte virtual, desde o gerenciamento de redes sociais, planilhas, orçamentos e pagamentos até a gestão de pessoas, compras, fornecedores, entre outros.

Com o trabalho remoto, tanto o assistente virtual quanto o contratante conseguem ter mais controle sobre demandas e entregas, gerenciando de maneira mais inteligente o rendimento e o êxito das tarefas. No Brasil este cenário tem se expandido nos últimos anos principalmente em decorrência da crise econômica, que transformou as relações de trabalho e emprego.

Muitas empresas reduziram suas folhas de pagamento, mas continuam precisando de serviços e profissionais especializados. Com a contratação de assistentes remotos, conseguiram manter a produtividade e reduzir custos com encargos trabalhistas e escritórios. Além disso, o Brasil está vivendo um boom de empreendedorismo. São muitas pessoas deixando o mercado de trabalho tradicional e abrindo seus negócios. Todas elas precisam de apoio administrativo e de outros tipos.

Além das pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, os profissionais liberais como arquitetos, médicos, blogueiros e “Youtubers” também precisam de apoio para o seu trabalho e sua vida pessoal.

 

Quais são os benefícios de contratar um Assistente Virtual?

  • Utilizam os seus próprios equipamentos para trabalhar;
  • Podem trabalhar de forma conjunta com a sua equipe;
  • São profissionais que também podem agregar com outros pontos de vista ao seu negócio, pois são aptas para trazer sugestões de melhorias devido às suas variadas vivências com outros clientes e com sua própria empresa;
  • Praticam um preço justo conforme as necessidades dos seus clientes. Você pagará pelos serviços contratados;
  • Você contrata os seus serviços conforme o volume da demanda. Se você precisa de alguém somente para executar um serviço que leva em média 02 horas semanais, este profissional é super indicado;
  • Não possuem vínculo empregatício, desta forma você terá economia com a questão de encargos trabalhistas.
    Como tem empresas também emitem nota fiscal;
  • Assistentes Virtuais já trazem os seus conhecimentos e habilidades naquele serviço que irão prestar. Pula a etapa da capacitação específica, e assim você ganha tempo;

 

Quais são as áreas de atuação dos assistentes virtuais?

As áreas de atuação dos assistentes virtuais são muito amplas e crescem cada vez mais. Elas vão desde as mais básicas como Administração, Finanças, Comercial e Secretariado, até as mais novas como Comunicação, Marketing Digital, RH, Atendimento ao Cliente, entre outras.

Em Administração e Finanças, por exemplo, as atividades mais prestadas pelos assistentes virtuais são:

  • Produção de relatórios e planilhas;
  • Controle financeiro;
  • Fluxo de caixa;
  • Contas a pagar e receber;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão de e-mails...


Para quem dar suporte na área comercial, o assistente poderá realizar atividades como:

  • Prospecção e gestão de clientes e fornecedores;
  • Relacionamento pós-venda;
  • Planejamento de ações com clientes...

Os serviços de um assistente virtual também podem estar relacionados aos de um assistente pessoal. Alguns exemplos das atividades prestadas nessa área são:

  • Solicitações de orçamentos;
  • Organização de viagens;
  • Agendamentos e marcação de compromissos (pessoais e profissionais);
  • Contratação de serviços domésticos como jardinagem e limpeza;
  • Contratação ou cancelamento de serviços de telefonia e outros.

A atuação dos assistentes virtuais no ramo da Comunicação, Marketing Digital e Mídias Sociais, é cada vez mais presente. Nessas áreas as atividades realizadas são:

  • Gestão de e-mails e contatos;
  • Programação das Postagens em blogs e mídias sociais;
  • Redação e revisão de textos;
  • Assessoria completa aos blogueiros, “youtubers” e comunicadores digitais.

Outras áreas como Atendimento ao Cliente e Coordenação de Projetos estão cada vez mais em alta no mercado remoto.

 

Como funciona a rotina de trabalho do assistente virtual?

O assistente virtual executa tarefas relacionadas a processos operacionais, administrativos e financeiros, com base nas suas competências e habilidades. Com contratos de trabalhos flexíveis, que podem ser por pacote de horas, pacote de serviços, pontuais ou contínuos, o trabalho é realizado remotamente, sem precisar estar presente na rotina do escritório.

 

Como é feita a contratação do assistente virtual?

O assistente virtual normalmente inicia sua empresa enquadrando-se como MEI – Micro Empreendedor Individual. Normalmente é feita uma proposta seguida de contrato de prestação de serviço, onde constam as atividades que serão desenvolvidas, valores, frequência de pagamentos e os resultados esperados.

 

Como escolher o profissional ideal e tirar minhas dúvidas sobre contratação?

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