Os riscos de cuidar de tudo sozinho

 

Como empreendedor ou empresário, certamente você já pensou que um dia chegará a hora de realizar a sua primeira contratação, pois, ao longo da carreira, alcançamos diversas conquistas. Ao expandir o negócio, será notável a necessidade de novos colaboradores para auxiliá-lo, afinal, não podemos cuidar de tudo sozinho, mesmo que esse seja um grande desejo.

Muitas pessoas podem ter certa resistência quando o assunto são novas contratações e investimentos. Mesmo que em benefício do empreendimento, podem sim haver barreiras.

Em meio a este cenário de incertezas e dúvidas quanto ao próximo passo, os empreendedores acabam correndo riscos de ter o seu negócio prejudicado pela alta demanda e pela necessidade de maior dedicação. Ao fazer tudo sozinho, a qualidade dos seus serviços também pode diminuir, pois, em determinado ponto, a exaustão pode afetar o seu desempenho.

Ao tentar fazer tudo sozinho, diversas situações colocam em risco o sucesso do negócio ou da empresa. E, quanto mais adiamos uma tomada de decisão, maiores são os riscos. Os resultados disso podem ser desastrosos.

 

1. Você pode sentir a necessidade de recusar trabalhos:

Recusar ofertas de trabalho pode afetar a imagem do seu negócio. Quando a empresa é iniciante no mercado ou iniciou recentemente as suas atividades, as consequências podem ser mais prejudiciais.

Embora possa haver momentos apropriados para recusar um novo cliente, esta é uma decisão que deve ser analisada com cuidado e muita atenção, mas quando o foco do empreendedor é de fato se posicionar no mercado como uma empresa reconhecida, certamente recusar serviços não será uma boa escolha.

Se você está recusando clientes e trabalho por falta de mão de obra qualificada ou por falta de tempo devida a alta demanda, está na hora de pensar na contratação de um novo integrante para a equipe.

 

2. Limitar-se aos serviços que você domina:

Quando trabalhamos sozinhos e todas as atividades da empresa ou do negócio dependem exclusivamente do nosso conhecimento e das nossas habilidades, fica difícil poder expandir e diversificar os serviços oferecidos.

Mesmo que as habilidades de um empreendedor sejam muitas e as suas especialidades bastante procuradas, não será possível de fato se dedicar para desenvolver um trabalho de alta qualidade em todos os momentos.

Ter a ajuda de outro profissional qualificado e capacitado para agregar ainda mais valor aos serviços oferecidos pela empresa poderá ser o destaque do seu negócio no mercado.

Às vezes, é preciso reconhecer que não é possível saber de tudo e nem conseguir lidar com todas as áreas do seu setor. O mais importante é saber oferecer os serviços que melhor dominamos e entregamos com muita qualidade. O que não estiver sob o nosso entendimento pode ser executado por profissionais mais qualificados no assunto e, assim, a sua empresa terá ainda mais chances de conquistar e fidelizar seus clientes.

 

3. As reclamações podem surgir:

As consequências de tentar fazer tudo sozinho podem ser ainda mais severas quando os seus clientes começam a reclamar sobre o seu trabalho, sobre o que lhe foi entregue ou pela qualidade dos serviços.

Este é um dos piores cenários que uma empresa pode enfrentar. No entanto, há um lado positivo: se os clientes estão reclamando, significa que ainda têm a esperança de melhorias, não desejam ir embora sem poder dizer o que você pode fazer para ajudá-los antes.

Pior do que as reclamações, é quando o cliente decide ir embora sem dizer os motivos que o fizeram procurar outra empresa. Acabamos perdendo de vez o cliente e, ainda, ficamos sem saber como melhorar.

 

4. O trabalho consome todo o seu tempo:

Pausas durante o dia, intervalos para um pequeno descanso, cuidados pessoais, momentos em família e de lazer se tornaram raridade na sua rotina?

O fato de se dedicar tanto ao trabalho pode afetar todas as áreas da sua vida, tornando a sua rotina cada dia mais exaustiva. Quando não conseguimos administrar o nosso tempo, os problemas começam a surgir.

A exaustão começa a tomar conta do seu corpo e da sua mente, a baixa qualidade dos seus serviços passa a ser notável, a falta de tempo para aproveitar os momentos em família começa a afetar o seu relacionamento. Sem tempo para cuidar de você, a sua saúde pode ser prejudicada e todos os problemas internos afetarão os resultados da sua empresa.

 

É hora de encontrar um profissional qualificado!

 

Muitos empreendedores acabam demorando algum tempo para descobrir o que pode estar afetando os resultados do seu negócio e os impedindo de progredir.

Reconhecer que está na hora de delegar algumas tarefas a outros profissionais não significa que você deixará de assumir as suas responsabilidades ou passará a ter menos relevância para o seu próprio negócio. A contratação de um profissional deve ser vista como uma oportunidade de melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos pela sua empresa e a forma como ela será vista no mercado.

Ao delegar algumas atividades a outros profissionais, você passa a dar mais atenção a outras tarefas que necessitam ser desempenhadas exclusivamente por você e que mais afetam o seu negócio, como: setor administrativo, elaboração de novas estratégias, reuniões importantes, contato direto com o cliente, entre outras situações.

Profissionais especializados em determinadas áreas de atuação podem executar atividades com maior qualidade, podem otimizar o tempo gasto para o desenvolvimento de cada trabalho e, quando você busca por profissionais remotos, os benefícios são ainda maiores.

O baixo custo do processo de contratação de funcionários remotos é de grande vantagem para qualquer empreendedor, uma vez que estes profissionais são em sua grande maioria autônomos e possuem a sua própria empresa ou empreendimento, oferecendo os seus serviços conforme a necessidade do cliente. 

Por outro lado, no regime CLT, a contratação de um funcionário é a afirmação da necessidade desta pessoa em sua empresa, utilizando seus recursos físicos e equipamentos. Os custos e a burocracia deste tipo de contratação podem afetar muito os orçamentos de uma empresa.

As oportunidades de encontrar o profissional ideal para desenvolver as atividades necessárias para a sua empresa são ainda maiores quando a busca é por profissionais remotos e as vantagens de poder contar com a colaboração deste profissional são muitas. Saiba porque contratar uma assistente virtual é para você, SIM!


 

Este site utiliza recursos próprios e de terceiros que gravam algumas informações sobre seus visitantes. Se preferir, você pode negar a sua utilização. Clique aqui para saber mais. Ao continuar navegando pelo site, ou clicando em qualquer elemento do site, você está de acordo com a utilização destes recursos.