Suas finanças em boas mãos: alguns motivos para você considerar ter uma Assistente Virtual Financeira

 

Sabemos que na chamada Era da transformação digital, quando se trata de desenvolver um relacionamento confiável entre contratante e quem é contratado para cuidar das finanças de um negócio, o caminho deve ser construído com pequenos passos como entregar o que foi prometido, com eficiência e responsabilidade.  

A assistente Michele Souza, fundadora da Facilite Assistente Virtual, presta serviços administrativos e financeiros, e considera essencial estabelecer um diálogo com o seu futuro cliente antes de fechar uma proposta. 

“Uma conversa, onde eu possa falar da minha experiência, faz toda diferença para o cliente me conhecer. Nessas reuniões, procuro ainda assegurar, e demonstrar, que as informações da sua empresa estarão sempre seguras. E para isso eu os apresento um ‘termo de confidencialidade". 

 

A importância de uma boa gestão financeira 

 

Muitos empreendedores, ao iniciarem seus negócios, não têm muita noção de como gerenciar as finanças de uma empresa. Eles podem até começar com sucesso, conquistando clientes e tendo um bom faturamento. Porém, a sustentação do negócio, a médio e longo prazo, depende de uma boa gestão financeira. 

O problema é que muitos só se dão conta disso quando percebem que uma boa gestão financeira depende de tempo, conhecimento e habilidade para lidar com dados analíticos. É normal, que ao iniciar um empreendimento, não haja recursos suficientes para investir na contratação de alguém qualificado para cuidar das questões financeiras. 

Mas calma: não estamos falando que você precisaria de uma contratação formal, dessa que envolve encargos e obrigações trabalhistas. 

Você pode incluir no seu plano de negócios a contratação de uma profissional autônoma, que trabalhe conforme as demandas cresçam, e que acompanhe o desenvolvimento da sua empresa para que você possa se dedicar às outras etapas de produção. 

Isso se torna bastante relevante, sobretudo se o seu negócio depende diretamente de certas habilidades que só você tem, como, por exemplo, a criatividade para executar a produção do seu estoque ou de sua expertise para uma prestação de serviços, como uma consultoria ou atendimento.  

No entanto, o que vemos na prática é que, com o passar do tempo, alguns empreendedores começam a perceber que as vendas não estão no ritmo que gostariam. E pensam que o problema é a falta de clientes, quando, na verdade, a solução pode ser uma melhoria na organização dos processos internos. Uma pessoa qualificada para cuidar da gestão financeira do seu negócio é capaz de estruturar os processos internos, facilitando o controle sobre tudo o que acontece. 

Com os processos mais organizados, o empreendedor consegue identificar com mais clareza: 

  • onde estão os gargalos da empresa;
  • os pontos que podem melhorar;
  • quando deve aumentar sua produção;
  • quais investimentos trazem mais retorno.

Dessa forma, fica muito mais fácil manter a saúde financeira do seu negócio, garantindo-lhe mais tempo para focar seus talentos e habilidades onde realmente importa. 

Ao delegar as tarefas rotineiras para uma Assistente Virtual especializada na área financeira, você perceberá com o passar do tempo o quanto esse tipo de contratação foi capaz de transformar o seu negócio. Ao ponto de você pensar: “Como consegui viver esse tempo todo sem ter uma Assistente para cuidar do meu financeiro?''. 

A assistente Roberta Borges, fundadora da Eficience Assessoria Remota, presta serviços administrativos e financeiros há cerca de 4 anos.  Ela nos conta que a questão da confiança é algo que o cliente adquire com o tempo.  Acostumada a lidar com dados sensíveis do negócio, como a gestão de pagamentos, ela sugere ao cliente um ‘acesso limitado’ às suas contas bancárias, onde eles possam inclusive acompanhar todas as movimentações. Porém, com o tempo, eles acabam confiando plenamente no seu trabalho, ampliando esse acesso. 

Veja outros benefícios que uma Assistente Virtual Financeira pode proporcionar ao seu negócio: 

  • Separar as finanças pessoais das empresariais;
  • Fazer um planejamento de gastos e recebimentos futuros;
  • Manter o controle financeiro através de planilhas e de outras ferramentas de gestão;
  • Te ajudar a administrar o seu estoque para que você saiba a hora de investir em compras de insumos;
  • Identificar desperdícios e eliminá-los, enxugando custos;
  • Analisar o ROI (Retorno de Investimento) em algumas ações;
  • Te dar orientações em como reinvestir o seu lucro no próprio negócio.

Se você pretende contar com a experiência de uma profissional para te ajudar a gerir os ativos financeiros do seu negócio, independente do estágio, podemos te assessorar nessa escolha. Aqui na Just Virtual, temos um banco de profissionais qualificadas e certificadas para que você tenha a confiança necessária para delegar essa tarefa. Entre em contato para que possamos entender a sua necessidade. 
 

Este site utiliza recursos próprios e de terceiros que gravam algumas informações sobre seus visitantes. Se preferir, você pode negar a sua utilização. Clique aqui para saber mais. Ao continuar navegando pelo site, ou clicando em qualquer elemento do site, você está de acordo com a utilização destes recursos.