Profissional autônomo ou liberal: desenvolver uma mentalidade empreendedora vai além da profissão.

Existem diversas formas de empreender ou de trabalhar por conta própria. Profissional autônomo, liberal, Microempreendedor Individual (MEI) ou Pequeno e Médio Empreendedor (MPE): todas essas modalidades são adequadas para aqueles que buscam sua independência financeira, exercendo suas atividades com liberdade e autonomia.

Entretanto, existem algumas características entre cada uma dessas categorias que podem fazer diferença na hora de escolher suas funções, pagar seus impostos e empreender seus negócios.

Uma das principais características do profissional autônomo, ou liberal, é que ele não possui vínculo com nenhuma empresa. Em geral, os profissionais que se encaixam nesta categoria costumam ser independentes financeiramente e não possuem vínculo empregatício com nenhuma organização, ou seja, desempenham as suas atividades diferentemente de um trabalhador formal.

Mas independente da área de atuação, ou da opção tributária para formalizar uma empresa, para alcançar melhores resultados em suas carreiras, profissionais autônomos e liberais, como médicos, dentistas, advogados, arquitetos e engenheiros, só para citar alguns, têm buscado o caminho do empreendedorismo.

Por isso, o desenvolvimento da mentalidade empreendedora é algo tão importante para os profissionais que escolhem seguir por essa jornada.

Mas afinal, o que significa ter uma mentalidade empreendedora?

Segundo o IBGE,  profissional liberal é aquele que trabalha explorando uma atividade econômica de forma autônoma, com ou sem sócio e empregados, utilizando predominantemente suas competências técnicas e intelectuais acerca do seu conhecimento.

Ter uma mentalidade empreendedora tem muito mais relação com atitude do que com a profissão exercida.

Pessoas que desenvolvem uma mentalidade empreendedora têm visão de futuro, coragem para arriscar, ousadia, criatividade, persistência e autoconfiança.

Sendo assim, seja qual for o trabalho desenvolvido pelo profissional autônomo ou liberal, é preciso adotar uma mentalidade de ‘dono do próprio negócio’, ainda que as atividades-fim sejam pautadas essencialmente nas competências adquiridas por meio da sua formação técnica.

Reprogramar a mente para alcançar uma mentalidade empreendedora, não é simplesmente promover uma mudança na forma de trabalhar, trata-se de um ajuste no modelo mental.

Mas a boa notícia é que isso é totalmente possível através do desenvolvimento de algumas habilidades e atitudes, tais como: 

1. Investir no autoconhecimento: 

Esse é um fator essencial para os empreendedores descobrirem e fortalecerem seus dons e talentos, assumindo assim, o protagonismo das suas carreiras.

2. Descobrir qual é o seu propósito:

  • O que você ama fazer (paixões); 
  • O que você sabe fazer (habilidades/talentos); 
  • O que pode ser pago para fazer (no que você pode servir);
  • O que o mundo precisa (necessidades do mercado).

3. Manter a autoconfiança: 

Confie em si, pois mesmo que você seja o único a acreditar em seus projetos, mantenha-se firme em direção aos seus sonhos.

4. Criar um bom networking: 

ter uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

5. Ter foco e estar aberto a aprender: 

o aprendizado contínuo é essencial para o sucesso de qualquer profissional. Muitas formações não preparam esses profissionais para empreender. Ter uma mentalidade de aprendiz, te ajudará a enfrentar os novos desafios.

6. Estruturar um plano de negócios (não fique apenas no planejamento): 

isso é essencial para o sucesso de qualquer empreendedor. Não adianta só planejar! Ter mentalidade empreendedora é principalmente colocar o planejamento em prática, ou seja, fazer.

Sabemos que é muito comum na vida de um empreendedor, autônomo ou profissional liberal, ter que se desdobrar para cuidar não só de seus clientes, mas também de todas as rotinas financeiras, contábeis e administrativas necessárias para garantir uma boa gestão do seu negócio.

Quais os desafios de um profissional liberal que decide empreender?

Se você decidiu empreender para alcançar melhores resultados em sua carreira e está, dia após dia, descobrindo os aspectos desafiadores dessa jornada, saiba que tanto as vantagens, quanto as dificuldades, fazem parte do processo de todos que escolhem trilhar esse caminho.

Por isso, listamos os principais desafios encontrados pelos profissionais liberais que desejam empreender. E fique tranquilo! Para cada desafio aqui apontado, nossas AVs têm a solução para ajudar esses profissionais:

Saber lidar com o risco financeiro: seja cobrando seus serviços por hora ou por projeto, é fundamental aprender a conviver com incertezas como não ter ganhos fixos ou garantias trabalhistas. Separar contas pessoais e do negócio: deve-se estar sempre atento para não misturar contas de casa e do negócio ao administrar o dinheiro. 

Organizar as etapas do trabalho: isso é fundamental para quem cuida sozinho de todas as etapas de um negócio. Perceber a necessidade de buscar auxílio: mesmo que você desempenhe todas as tarefas dentro do seu negócio, saber a hora de buscar auxílio pode ser determinante para que você possa focar na sua atividade-fim. O advogado Djoni Filho, de Fortaleza/CE, que atua nas áreas empresarial e condominial junto ao escritório de contabilidade de sua família, contratou os serviços da Assistente Virtual Certificada Débora Lemos, que mora em Minas Gerais (MG), durante o período da pandemia, quando percebeu que estava ficando sobrecarregado com as demandas do seu dia a dia.

Mesmo trabalhando com algumas ferramentas de organização e gestão da sua rotina, como o Trello e o Evernote, e ainda contando como apoio de estagiários que atuam na sua área, Djoni não vinha tendo uma performance produtiva como gostaria de ter.

"Eu precisava de uma pessoa que fosse assistente administrativo, alguém que pudesse mexer com a parte da burocracia. E foi aí que eu conheci a Just Virtual.
A Just tem uma vantagem porque ela é muito clara, muito objetiva e muito rápida.
Então eu conectei, deixei minha demanda, e ao contrário dos outros sites, eu não fiquei recebendo propostas aleatórias.
Os perfis não são robóticos, no sentido de ser tudo igual.
Todas que entraram em contato comigo foram maravilhosas, super educadas, super simpáticas, tinham um padrão de comportamento."

Você já conhece a Just Virtual Real - Assistentes Virtuais para tudo o que você precisar?

Se não, aproveite para conhecer a nossa vitrine de AVs e os depoimentos de outros empreendedores que se reinventaram, contratando os serviços de Assistência Virtual.
Se você já conhece, ou já contratou uma AV por lá, faça-nos uma nova visita: estamos de cara nova!

Este site utiliza recursos próprios e de terceiros que gravam algumas informações sobre seus visitantes. Se preferir, você pode negar a sua utilização. Clique aqui para saber mais. Ao continuar navegando pelo site, ou clicando em qualquer elemento do site, você está de acordo com a utilização destes recursos.